terça-feira, 1 de dezembro de 2015

COP 21 & MUTUM: MAIS QUE UMA RIMA, É PRECISO SOLUÇÃO

A COP 21 que se iniciou ontem em Paris para tratar dos assuntos referentes às mudanças climáticas no Planeta Terra, esse mesmo que eu e você habitamos, não pode ser uma conferência para inglês, francês, japonês e todo primeiro mundo ver.
O mundo inteiro tem sofrido com o aquecimento global e Mutum não é uma ilha. Muito pelo contrário, estamos sofrendo aqui o calor escaldante, a crise hídrica, a poluição industrial, o uso abusivo de agrotóxicos, e tantos outros problemas ambientais que fazem parte do nosso cotidiano.

Por isso, o que for discutido em Paris tem relação com Mutum-MG. O Brasil colocou em pauta, pelo discurso da nossa presidenta, a tragédia que a mineração causou em na nossa região.
O Aquecimento Global não é mais projeção. O Aquecimento Global é realidade vivida, sentida e lamentada.
Um artigo publicado hoje pelo Portal Ecodebate aponta para três soluções urgentes.
1ª) AGRICULTURA INTELIGENTE. Mutum tem uma economia essencialmente agrícola. Precisamos trabalhar com técnicas sustentáveis, e aí não é o agronegócio que vai nos salva, mas sim a agricultura familiar. O Uruguai com três milhões de habitantes produz alimento para vinte e oito milhões de pessoas. E Mutum, produz alimentos para quantas pessoas. O arroz que vende-se nos nossos supermercados vêm de onde?

2ª) PUNIÇÃO A POLUIDORES: A grande injustiça do Brasil reside num judiciário lento para punir, sobretudo quando se trata de grandes nomes da economia. Nossa justiça age com dois pesos e duas medidas, e em Mutum, não tem sido diferente. Uma reforma no judiciário depende de colocarmos esse assunto em pauta na hora de escolher aqueles e aquelas que fazem e farão nossas leis. Em 2018 teremos eleição para esse objetivo. Cobrar dos atuais também legisladores federais eleitos com nossos votos.

3º) PROTEÇÃO CONCRETA: Se a temperatura do nosso planeta continuar subindo, teremos migrações em massa. Os mais desprotegidos diante dos desastres naturais são os mais pobres. Financiar estruturas de desenvolvimento econômico locais ajuda a manter a população no seu local de origem.

Então temos questões políticas e econômicas para enfrentar as questões ecológicas.
Essas três soluções são apontadas por ninguém menos que o Banco Mundial em seu relatório denominado Grandes Catástrofes: Como Enfrentar os Efeitos das Mudanças Climáticas na Pobreza.

Mutum precisa criar projetos de agriculturas mais sustentáveis, amparar nossos trabalhadores criando oportunidades de geração de renda e cobrar do poder judiciário decisões mais enérgicas em questões ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário